fbpx
Pesquisar
Close this search box.

SECRETARIA DE SEGURANÇA PUBLICA QUER DEFINIR REGRAS PARA O USO DE DRONES

SECRETARIA%2BDE%2BSEGURAN%25C3%2587A%2BPUBLICA%2BQUER%2BDEFINIR%2BREGRAS%2BPARA%2BO%2BUSO%2BDE%2BDRONES%2B2.png

Objetivo é detalhar o que é permitido com equipamento e criar padrão para forças de segurança. Governo está testando tecnologia; lista inclui equipamento para ‘neutralizar’ drones.


DF MOBILIDADESecretaria de Segurança Pública (SSP) quer fixar regras para uso de drones no Distrito Federal. A intenção é detalhar o que é ou não permitido quando se trata do equipamento. Outro objetivo é estabelecer um padrão sobre como as forças de segurança devem agir com relação à tecnologia, prevendo inclusive quando é o caso de “derrubar” o drone ou tomar controle dele.
“Todos os casos precisam ser pensados. Estamos criando um Procedimento Operacional Padrão, para fazer um modelo didático e prático para que não haja mais dúvidas para as forças de segurança. Imagina se tem um drone no meio de um incêndio”afirmou o subsecretário de ações integradas, Leonardo Sant’Anna.
O assunto já foi regulamentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no começo de junho. No entanto, segundo a SSP, a regulamentação federal é genérica e repassa para os estados a definição de ações mais específicas.
“A regulamentação é ampla, que depende de medidas que estão sendo tomadas para tipos diferentes de drone. Quando você altera a característica do drone, tem outro tipo de regulamentação, outro tipo de documentos que devem ser cobrados”, declarou.
Por enquanto, o DF ainda está em fase de catalogação das informações sobre os drones disponíveis no mercado, inclusive para ver qual poderia se adaptar melhor ao uso das próprias forças de segurança. Não há prazo para que estas regras novas em estudo sejam publicadas.

Aquisição

DF MOBILIDADE
A secretaria diz ainda que o governo pretende fazer compra de drones, mas que isso vai depender do orçamento e do objetivo de cada instituição, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Outros equipamentos “correlatos” também estão em vista. Nesta terça-feira (13), a pasta vai testar máquinas que permitem “neutralizar” o drone: tomar o controle sem que ele caia.

Fonte: G1.

Comentários