fbpx
Pesquisar
Close this search box.
|

O México está rompendo relações diplomáticas com o Equador depois que a polícia invadiu a embaixada em Quito

Foto/AP news
Foto/AP news

O presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador, anunciou o rompimento de relações diplomáticas com o Equador após uma ação policial realizada na noite de sexta-feira, na qual policiais equatorianos invadiram a embaixada mexicana em Quito e levaram preso o ex-vice-presidente Jorge Glas.

 

Ele estava abrigado na representação diplomática desde dezembro do ano passado e havia acabado de receber asilo político. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo e da emissora de televisão CNN.

O chefe da Chancelaria e Assuntos Políticos da embaixada mexicana, Roberto Canseco, em declarações a jornalistas, denunciou que os agentes equatorianos invadiram e atacaram os guardas da sede diplomática. “Isso é totalmente inaceitável, não pode ser, é uma barbárie”, disse Canseco, acrescentando que os agentes o agrediram quando ele os confrontou para tentar impedi-los de violar o espaço da Embaixada do México em Quito.

 

Uma fonte próxima aos acontecimentos afirmou à Agência EFE que Glas foi detido na unidade diplomática e transferido para uma unidade do Ministério Público em Quito. Na madrugada deste sábado, Glas partiu em um veículo blindado e sob forte dispositivo de segurança em direção ao aeroporto de Quito, onde embarcou em uma aeronave com destino a Guayaquil, onde fica o presídio de segurança máxima La Roca.

 

A prisão onde Glas ficará foi confirmada em comunicado do Serviço Nacional de Atendimento Integral a Pessoas Adultas Privadas de Liberdade (Snai), órgão penitenciário do Estado. Glas foi vice-presidente na gestão dos esquerdistas Rafael Correa e Lenin Moreno, e era acusado de desvio de recursos públicos na reconstrução de cidades litorâneas afetadas por um terremoto em 2016.

 

Além desse caso, ele já tinha duas condenações judiciais, por associação ilícita e suborno agravado, em 2017 e 2020; chegou a cumprir parte da pena, mas estava em liberdade devido a um habeas corpus desde o fim de 2022.

Comentários