fbpx
Pesquisar
Close this search box.

CRISE DA MOBILIDADE NO MUNDO: FRANÇA COPIA O BRASIL ?

dfmobilidade.png

COMO NO BRASIL EM 2013, FRANÇA TEM PASSADO POR DURAS MANIFESTAÇÕES POR CONTA DA MOBILIDADE E PRESIDENTE PODE CAIR.

internet
Arco do Triunfo pinchado em manifestações(2018)-  Les gilets jaunes triompheronte: “Os coletes amarelos triunfarão”. Trocadilho com “Arco do Triunfo”.
O Presidente Francês,Emmanuel Macron, decretou a algum tempo o aumento de impostos sobre o Dísel e a Gasolina, com o intuito de reduzir o uso de combustíveis fosseis e não possui muito respaldo da população francesa.
Manifestações, movimentadas principalmente por jovens, nas redes sociais, possui o simbolo do “Jaleco Amarelo” que é um item obrigatório nos carros franceses.
Existem várias semelhanças no movimento francês e o movimento do passe livre que aconteceu em 2013 no brasil, um deles é a não vinculação a um partido politico. Dominando -se manifestação do povo.
No último dia 17, quase 300 mil franceses ergueram barreiras em estradas, pontes, trevos e refinarias. No fim de semana seguinte, Paris foi palco do protesto. A avenida dos Champs Elysées foi tomada por 8 mil manifestantes. Houve choque com a polícia, incêndios e bombas de gás lacrimogêneo. Até agora, o saldo dos protestos são dois mortos e dezenas de feridos, entre eles jornalistas atacados ao tentar cobri-los. Já está convocada uma manifestação nacional para o próximo sábado.
Assim como no Brasil, o movimento dos “Jalecos Amarelos”  reúne principalmente a classe média e baixa, que são as mais afetadas pelo aumento dos impostos. 

PUBLICIDADE


Uma outra semelhança com o Brasil, é a simbologia dos jalecos, sendo aqui no Brasil as vestimentas verde e amarelo. 
Na República Brasileira foi possível observar apos as eleições que o movimento que durante as manifestações era a partidário, foram a gênese para vários movimentos sociais como o MBL– Movimento Brasil Livre, que se posicionam na direita.
Na França, tanto Marine de Pen, de extrema direita, quanto o líder de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon declararam apoio às exigências dos “jalecos amarelos”, assim como Laurent Wauquiez, líder dos Republicanos, o partido de oposição de direita. 

OPINIÃO:


Pelos acontecimentos, no Brasil, como pelas reivindicações dos franceses, é possível dizer que o movimento dos “Jalecos Amarelos”, tende a ideologia de direita, mesmo que todos os lados dizem apoiar o movimento, a esquerda possui uma fragilidade no discurso, onde apoiam as questões ambientais e ao mesmo tempo tentam apoiar manifestações a favor de combustíveis fosseis.
Outra característica importante de salientar e analisar, é o papel das redes sociais, para movimentos sociais e políticos, hoje ainda uma incógnita, a sua dimensão e suas possibilidades legais, mas uma ferramenta que cada vez mais passará a interferir os sistemas políticos no mundo. 

Por: Khaio Peixoto.

Comentários