fbpx
Pesquisar
Close this search box.

CERIMÔNIA DA TROCA DA BANDEIRA TERÁ A PARTICIPAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL

bandeira-congressonacional-dfmobilidade.jpg
Foto:Internet

Neste domingo (4), a partir das 9h, acontecerá a cerimônia da troca da bandeira, na Praça dos Três Poderes, com a participação do Senado e da Câmara dos Deputados. O ato cívico, este mês sob a responsabilidade do Exército, terá pela segunda vez estandes com material divulgando as visitas ao Congresso e atividades das duas Casas, como o Programa Jovem Senador, o e-Cidadania(Senado) e o e-Democracia (Câmara).
— É uma oportunidade única do cidadão entender seu papel no processo legislativo. Ele sai de uma posição passiva e passa a ver como pode participar individualmente para que tudo aconteça — explica a chefe do Serviço de Cooperação Institucional, Walesca Borges da Cunha e Cruz.
Neste mês, atuarão em conjunto para a realização da cerimônia o Exército, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Sesc, o Centro de Atendimento ao Turista da Secretaria de Turismo, a Fecomércio, o Comando Militar do Planalto, a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) e a Caesb. Walesca destaca a importância dessas parcerias para a celebração. Segundo ela, houve um grande incremento no programa de Visitação do Congresso Nacional a partir dessas ações, o que resultou em visitas extras no mês de julho.
— É a nossa primeira ação efetiva da retomada do Viibra (Visitação Institucional Integrada de Brasília), que é um projeto de integração de todas as instituições que possuem visita institucional em Brasília, para disponibilizar esse serviço para visitantes nacionais e estrangeiros. É uma oportunidade que as instituições parceiras estão tendo de atuarem e divulgarem também as suas visitas — acrescenta.
Nesse dia o programa de Visitação Institucional do Congresso Nacional funcionará normalmente com acesso pela rampa principal, entre 8h30 e 17h30, e pelo Anexo 1 da Câmara, entre 8h30 e meio-dia. Excepcionalmente, o Ministério das Relações Exteriores também abrirá uma visitação entre 12h e 13h.
Atrações
Durante o evento haverá desfile militar do Exército Brasileiro (Comando Militar do Planalto), bandas marciais e coreografias militares, hino nacional, hino da bandeira, salva de tiros de canhão, além de algumas novidades como a exposição de veículos e equipamentos militares, apresentação de cães de guerra, banda Batalá e apresentações de trios de forró (Trio do Nordeste, Trio Luizão e Forró Du Bom, e Trio Sanfona Nova). Para as crianças haverá atividades de desenhos e pintura, oficinas de bonecos, brinquedos infláveis, cama elástica, pebolim, tênis de mesa, críquete e parkour.
O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) estará aberto, juntamente com tendas de educação e saúde, biblioteca volante do Sesc, além de passeios turísticos com guias em ônibus da TCB. Haverá, também, a distribuição gratuita de água pela Caesb e de pipoca pelo Sesc, além de foodtrucks para venda de alimentos e produtos.

Jornal do Senado

Comentários