fbpx
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL: “O HOMEM QUE DECIDE A ECONOMIA NO BRASIL É UM SÓ: PAULO GUEDES”, REALÇA JAIR BOLSONARO

bolsonaro-e-paulo-guedes-DFMOBILIDADE.jpg

FOTO: INTERNET

“O Homem que decide a economia no Brasil é um só: Paulo Guedes”, diz Bolsonaro
Em coletiva de imprensa em frente ao Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro disse que o ministro Paulo Guedes que é o homem da economia. “Eu não falo pelo Paulo Guedes. Ele é que fala por mim nessas questões”


O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda (27) que o ministro da economia Paulo Guedes é “o homem que decide a economia do Brasil”. O elogio foi dado em coletiva de imprensa, ao lado do ministro, em frente ao Palácio da Alvorada. Recentemente, o programa Pró-Brasil gerou rumores de enfraquecimento do ministro devido aos gastos públicos que seriam gerados.

“Ele nos dá o norte, as recomendações do que devemos seguir”, afirmou Bolsonaro, que aproveitou a fala para acenar ao Congresso. “Temos um parlamento bastante sensível e simpático às causas para a economia. Há uma preocupação nossa de total responsabilidade com os gastos públicos, temos algumas reformas pela frente que brevemente estarão sendo discutidas e votadas”.


“Eu não falo pelo Paulo Guedes. Ele é que fala por mim nessas questões”, disse Bolsonaro

Comentando o programa Pró-Brasil, Guedes acenou para o ministro da Casa Civil, o general Braga Netto, com quem teve desavenças por conta dos gastos que o programa produzirá. Anteriormente, Guedes chegou a afirmar que o programa seria o novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento feito nos governos Lula e Dilma. 

“Agora, naturalmente, o presidente já está olhando para o futuro e nos pediu todos estudos. O chefe da Casa Civil, o general Braga Neto, a função dele é justamente coletar esses estudos porque ele é um coordenador das ações. Ele coordena as ações e integra as ações dos diversos ministérios. Da mesma forma que ele integra as ações, a conta vem para a economia”.

O ministro também afirmou que país precisou mudar a política econômica devido à pandemia gerada pelo coronavírus.

“Fizemos um ajuste na nossa política: passamos de reformas estruturantes, para medidas emergenciais. E o presidente incluiu 50, quase 60, milhões de brasileiros na camada de assistência social e serviços de saúde. Todo o nosso foco nesses 30, 40 e 50 dias foi exatamente para lançar essa camada de proteção. Para salvar vidas e preservar empregos dos brasileiros”, declarou.

Questionado sobre a possibilidade de mexer do teto dos gastos públicos, Bolsonaro respondeu que caberá a Guedes decidir sobre o tema. “Eu não falo pelo Paulo Guedes. Ele é que fala por mim nessas questões”, respondeu o presidente. 

Em resposta, o ministro alertou que a situação fiscal deve ser preservada para o futuro econômico do país.

“O Brasil vai surpreender o mundo. O programa pró-Brasil são os estudos de infraestrutura, estudos adicionais para fazer o Brasil crescer. Agora isso será feito dentro dos programas de recuperação fiscal. Nós não queremos virar a Argentina. Nós não queremos virar a Venezuela. Nós estamos em outro caminho”, declarou Guedes.

E complementou: Se faltasse dinheiro para a saúde, nós até poderíamos romper (o teto). Mas não é o caso. Tudo o que os governadores pediram, levaram. E ainda levaram mais recursos. A proposta que está com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) é bastante generosa. Para que falar em derrubar o teto se é o teto que nos protege contra a tempestade?”
REFORÇO

Além de Guedes, outros dois ministros estavam presentes na coletiva: a ministra da Agricultura e Abastecimento, Teresa Cristina; e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Ambos participaram de uma reunião sobre economia com o presidente antes da coletiva. Ao jornalistas, Teresa destacou os avanços da agricultura mesmo em tempos de crise.

“A safrinha, a segunda safra que só o Brasil tem, está terminando de ser plantada. Ela será recorde também. O abastecimento do país funciona normalmente desde o primeiro momento. Os brasileiros tem comida na ponta, na prateleira. A logística da porteira pra dentro e da porteira pra dentro e da porteira para fora estão funcionando. Esse mês teremos recorde das exportações brasileiras”.

O ministro Tarcísio destacou que os investimentos estrangeiros estão garantidos, mesmo com a pandemia gerada pelo vírus chinês.

“O investidor só está esperando para ver quais são as melhores oportunidades. E as melhores oportunidades estão aqui. Temos excelentes ativos de infraestrutura e vamos seguir com nosso programa de concessões. Em breve estaremos publicando os primeiros editais, então teremos leilão de concessões esse ano”.

Leia também:

Comentários