fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Suprema Corte do Michigan autoriza Trump a concorrer à Presidência em 2024

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Suprema Corte do Michigan autorizou, nesta quarta-feira (27), que o ex-presidente americano Donald Trump concorra à Presidência em 2024. A decisão vem pouco mais de uma semana depois de uma decisão bombástica da Suprema Corte do Colorado, que determinou que Trump deveria ser removido da cédula de votação por seu papel no ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.

A decisão da Suprema Corte do Michigan foi unânime, com os sete juízes do tribunal votando a favor de Trump. O tribunal decidiu que a lei de Michigan que permite que eleitores contestem a elegibilidade de candidatos é inconstitucional.

A decisão é um revés para os esforços dos democratas para impedir que Trump concorra à Presidência novamente. Os democratas argumentavam que Trump deveria ser impedido de concorrer por seu papel no ataque ao Capitólio, que resultou na morte de cinco pessoas.

Trump comemorou a decisão da Suprema Corte do Michigan, dizendo que ela é uma “vitória para a democracia”. “O povo americano tem o direito de escolher o seu presidente, e a Suprema Corte do Michigan reconheceu isso hoje”, disse Trump em um comunicado.

A decisão da Suprema Corte do Michigan torna Michigan um dos principais campos de batalha da disputa presidencial de 2024. O estado é um dos principais swing states, ou seja, estados que podem ser vencidos por ambos os partidos.

A decisão também é um teste para a Suprema Corte dos Estados Unidos, que é atualmente dominada por uma maioria conservadora. Se a Suprema Corte dos EUA decidir revogar a decisão da Suprema Corte do Michigan, isso abriria caminho para que outros estados também possam impedir que Trump concorra à Presidência.

Comentários