Brasília, 1º de maio de 2025 – O serviço de patinetes elétricos na capital federal tem se consolidado como uma alternativa importante de mobilidade urbana, especialmente para percursos curtos, conhecidos como “primeira e última milha”. Durante sua fase de testes, o projeto registrou um crescimento notável, com 1.685 unidades operando e mais de 491 mil viagens realizadas por 124 mil usuários, como destacado pelo secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves.
Para o secretário, a implementação do serviço traz não apenas uma solução prática para os deslocamentos rápidos, mas também reflete um avanço na adaptação da cidade às novas formas de transporte sustentável. “A iniciativa se consolidou como uma alternativa viável, oferecendo mais liberdade e flexibilidade para os brasilienses”, afirma Gonçalves.
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Contudo, apesar da adesão popular, o projeto ainda enfrenta desafios que precisam ser superados. Entre os principais obstáculos estão o uso irregular das vias adequadas para os patinetes, além da circulação em locais inadequados e a presença de mais de uma pessoa por veículo, o que compromete a segurança e a eficiência do sistema.
Zeno Gonçalves destaca que há uma curva de aprendizado por parte da população em relação a esse novo meio de transporte. “A gente percebe que há uma curva de aprendizado das pessoas de como se relacionar com esse meio de transporte”, comenta. Para enfrentar esses problemas, o secretário sugere a ampliação das campanhas educativas e a implementação de mecanismos mais rigorosos de punição para aqueles que desrespeitam as normas estabelecidas.
A expansão desse tipo de mobilidade, que já vem ganhando destaque nas grandes cidades ao redor do mundo, também é vista como uma resposta a questões de sustentabilidade e de melhoria na qualidade do trânsito. A continuidade e o sucesso do projeto dependem da colaboração entre o poder público, os usuários e as empresas responsáveis pela operação dos patinetes, além da criação de um ambiente mais seguro e organizado para todos os envolvidos.
A integração de patinetes elétricos ao sistema de transporte público também tem sido debatida como uma solução para a mobilidade integrada na cidade. No entanto, será necessário um esforço contínuo para educar os usuários e garantir a fiscalização efetiva.
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Hamilton Silva
Editor-Chefe | DFMobilidade