fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Comissão da CLDF aprova o nome de Raquel de Carvalho para JUCIS/DF

Foto: Reprodução/ TV Câmara Distrital
Foto: Reprodução/ TV Câmara Distrital

A Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) sabatinou, nesta terça-feira (20), Raquel Otília de Carvalho, indicada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para presidir a Junta Comercial, Industrial e Serviços do DF (Jucis/DF).

Na audiência pública, conduzida pelo deputado Daniel Donizet (MDB), Raquel fez um panorama sobre a atuação recente da Junta Comercial e listou pontos que pretende aprimorar caso tenha seu nome aprovado pela Casa. Ela afirmou que pretende implementar um sistema que possibilitará a abertura de empresa pelo celular, por meio de aplicativo de mensagens, reduzindo a burocracia e facilitando a vida do empreendedor.

Em resposta a questionamento do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), a sabatinada destacou dois pontos que tratará como prioridades: o fortalecimento do empreendedorismo feminino, por meio de linhas de crédito, e o apoio ao homem do campo.

“Hoje não temos uma linha de crédito específica. Os produtores querem vender seus produtos e não existe um sistema que facilite o licenciamento para venda de produtos rurais, por exemplo. Meu ponto focal será a questão do empreendedorismo feminino e do produtor rural”, pontuou.

Roriz Neto aproveitou a reunião para pedir que a próxima gestão da Jucis trabalhe formas de incentivo aos jovens empreendedores por meio de linhas de créditos especiais para esse público. “É muito difícil o jovem atingir um bom nível de credibilidade porque ele não tem histórico. O Brasil precisa apostar mais no jovem, porque ele tem ideias e sabe utilizar a tecnologia que temos para aprimorar processos”, destacou o distrital.

O nome de Raquel foi aprovado pela comissão e o parecer pela aprovação será apresentado ao plenário da casa ainda nesta terça-feira para votação pelo colegiado em sessão ordinária.

Perfil

Raquel Otília de Carvalho é bacharel em direito pela Associação do Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF). Seu currículo inclui passagens pela Assistência Judiciária do Distrito Federal (atual Defensoria Pública do DF), onde desempenhou a função de encarregada de Atendimento Judiciário. Na Procuradoria-Geral do Distrito Federal, atuou como assessora de Gabinete do Procurador-Geral elaborando pareceres jurídicos.

Sua experiência também inclui um período como assessora do gabinete do secretário de governo e posteriormente na Secretaria de Governo do DF, prestando assistência jurídica. Na Secretaria de Estado de Saúde do DF, desempenhou a função de assessora do Gabinete do secretário de Governo (cedida ao jurídico), onde também prestava consultoria jurídica e elaborava peças processuais e pareceres jurídicos.

Entre suas passagens por órgãos públicos do Distrito Federal também consta a Secretaria de Justiça, onde atuou como assessora de gabinete do Secretário de Justiça.

Comentários