fbpx
Pesquisar
Close this search box.

CLDF acata proposta de Ibaneis e aprova aumento do servidores do GDF

O presidente da Casa, deputado Wellington Luiz, -CLDF
O presidente da Casa, deputado Wellington Luiz, -CLDF

Servidores efetivos, aposentados e pensionistas do Distrito Federal terão um percentual de 6% acrescidos aos vencimentos básicos no contracheque do mês de julho próximo. O índice corresponde à primeira das três parcelas anuais cumulativas, de igual valor, previstas no projeto de lei nº 237/2023, aprovado pela Câmara Legislativa nesta terça-feira (4). Outra proposição votada na sessão deliberativa – PL nº 238/2023 – garante 25% sobre as remunerações dos cargos em comissão, que  são ocupados por servidores de livre provimento e também por efetivos. Ambas as matérias seguem para a sanção do governador.

SIGA

Os dois projetos, de autoria do Executivo, receberam o “sim” de todos os deputados distritais presentes ao plenário no momento da votação. Apesar do apoio unânime, antes e durante a apreciação das matérias, deputados distritais de vários partidos, incluindo parlamentares que integram a base do governo, sucederam-se na tribuna para cobrar a abertura de negociações, em separado, com as diversas categorias que integram o serviço público do DF.

No início do debate, o deputado Chico Vigilante (PT) alertou que os 6% “já foram engolidos pela inflação” e a defasagem salarial irá continuar existindo. Enquanto Gabriel Magno (PT) reforçou a necessidade de restruturação das carreiras, lembrando que o magistério e a assistência à educação ocupam as duas últimas posições, em relação ao salário, de 33 carreiras de nível superior.

Em à parte, o deputado Hermeto (MDB), sustentou que “o governador tem boa vontade” em relação aos servidores e adiantou que irá trabalhar para que as parcelas possam vir mais rapidamente.

Comentários