Saiba quem é a belorizontina que vai representar Lula na cerimônia de posse de Trump

Comissão de Relações Exteriores e Defesa /Nacional (CRE) realiza: 

1ª parte: Audiência pública interativa para ouvir na qualidade de convidado o ministro das Relações Exteriores, para prestar informações no âmbito de suas competências, conforme disposto art 103, § 2º do RISF; 

2ª parte: Reunião com 9 itens. Indicação de autoridades. 

Em pronunciamento à mesa, embaixadora dos Estados Unidos da América, Maria Luiza Ribeiro Viotti.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Comissão de Relações Exteriores e Defesa /Nacional (CRE) realiza: 1ª parte: Audiência pública interativa para ouvir na qualidade de convidado o ministro das Relações Exteriores, para prestar informações no âmbito de suas competências, conforme disposto art 103, § 2º do RISF; 2ª parte: Reunião com 9 itens. Indicação de autoridades. Em pronunciamento à mesa, embaixadora dos Estados Unidos da América, Maria Luiza Ribeiro Viotti. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Brasil será representado por sua embaixadora nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti, na posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo dia 20. O presidente Lula não foi formalmente convidado para a cerimônia, o que segue o protocolo de posses norte-americano, que tradicionalmente chama apenas os diplomatas dos países.

Maria Luiza tem 70 anos e é natural de Belo Horizonte. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo de embaixadora brasileira nos Estados Unidos e, antes, foi também a primeira embaixadora à frente da missão do Brasil junto às Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, de 2007 a 2013.

Ela também foi a primeira mulher a chefiar a embaixada do Brasil em Berlim de 2013 a 2016, foi embaixadora do Brasil na Alemanha de 2013 até 2016 e Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas em fevereiro de 2011.

A embaixadora foi aprovada pelo Senado em maio do ano passado.

Comissão de Relações Exteriores e Defesa /Nacional (CRE)
Foto: /Agência Senado

Comentários