BRB

SALA VIRTUAL, A NOVA ATRAÇÃO DO DETRAN

FOTO: ASCOM-GDF

Com acesso aberto ao público a partir de sexta-feira (1º/11), o novo espaço tem equipamentos eletrônicos capazes de simular experiências no trânsito


Já está funcionando a Sala de Realidade Virtual do Detran. Inaugurado na quarta-feira (30), o espaço funciona na Diretoria de Trânsito, na Quadra 906 Sul, para proporcionar vivências diversas no trânsito e sensibilizar a população quanto aos riscos de dirigir sem uma preparação adequada. A visitação é aberta ao público, podendo ser agendada, a partir de sexta-feira (1º/11), pelo e-mail direduc@detran.df.gov.br.

“Vamos trabalhar temas como a alcoolemia, as dispersões, o uso do celular e também o reconhecimento dos vários modais de circulação”, explica o diretor de Educação do Detran, Marcelo Granja. Por meio de dispositivos eletrônicos e de simuladores de situações ao volante – caso dos óculos do tipo Drunk Busters –, os visitantes poderão vivenciar diversas situações, como dirigir alcoolizado ou sob condições adversas (chuva e neblina, entre outras).

Equipamentos e manual

A Sala de Realidade Virtual também busca aproximar as pessoas da Escola Pública de Trânsito (EPT). “Queremos que a população conheça a sala e que circule por aqui, que seja um ambiente de escola mesmo”, reforça Granja. Todos os cursos oferecidos pelo Detran, como os de direção defensiva, reciclagem de condutores e mecânica, bem como o que orienta quem sofre de medo de dirigir, passam a ter vivências no local.

Durante a cerimônia de inauguração da sala, o Detran lançou o Manual de Obtenção de CNH. O material didático faz parte do projeto de reformulação pedagógica e será utilizado nos centros de formação de condutores a partir de 2020. O manual traz uma nova proposta pedagógica e um novo olhar sobre os conceitos de trânsito, buscando despertar um condutor mais humano e cidadão.

Postar um comentário

0 Comentários