TRANSITOLÂNDIA COMEMORA ANIVERSÁRIO DE 15 ANOS NESTA TERÇA-FEIRA(24)

FOTO:DER/DF

Data especial será comemorada com cerimônia


O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) comemora, nesta terça-feira (24) às 9h, no Parque Rodoviário em Sobradinho o 15º aniversário da Escola Vivencial de Trânsito – Transitolândia. A cerimônia contará com a presença de diversas autoridades.

A Transitolândia foi inaugurada em 23 de setembro de 2004. Este projeto educativo visa sensibilizar alunos do Ensino Fundamental para as questões relacionadas ao trânsito. Educar para formar cidadãos conscientes nas relações de trânsito é uma das principais preocupações do DER-DF. Nestes 15 anos de atendimento, aproximadamente 200 mil crianças já passaram pela escola.

Em 2009 a Transitolândia passou por uma grande reforma e mudou toda sua estrutura para melhor atender os alunos. A estrutura que antes era de lona (como de um circo) passou a ser toda em concreto, com janelas de vidro e novos banheiros. A minicidade ganhou novas placas, sinalização vertical e horizontal e paradas de ônibus modernas.

A escola recebe as terças, quartas e quintas-feiras alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental para, dentre outros aspectos, desenvolverem atitudes seguras no trânsito, principalmente no que tange à sua postura adequada como pedestre. 

O objetivo da escola é ensinar as crianças de 4 a 10 anos, de escolas públicas e particulares, como ser um cidadão consciente, que colabora com o trânsito e que não põe sua vida em risco, se tornando multiplicadores nos ambientes nos quais eles convivem, cobrando comportamentos adequados dos seus responsáveis e familiares.

As crianças são orientadas por meio de atividades lúdicas e teóricas desenvolvidas pelos Agentes de Trânsito do DER, com a colaboração de estagiários de pedagogia. Depois de aprender como se comportar no trânsito, eles seguem para a minicidade construída na escola para oferecer um espaço de vivência dos ensinamentos, tais como travessias seguras, uso adequado do cinto de segurança e outros. Durante o passeio na minicidade, as crianças são estimuladas a responder o que deve ser feito em cada situação.

O diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur destacou a importância da educação às crianças para um futuro mais seguro e humanizado. “Nós temos transformado a mente das crianças em relação ao trânsito através da nossa escola. Milhares delas já passaram por lá nestes 15 anos de existência e elas se tornam multiplicadores de conhecimento”, enfatizou.



Assessoria de Comunicação Social
 do 
DER/DF

Postar um comentário

0 Comentários