PONTE JK FOI INTERDITADA PARA MANUTENÇÃO E NOVACAP EMITE COMUNICADO OFICIAL

Bloqueio impactou trânsito no sentido Lago Sul até as 20h . O tráfego intenso ocasionou grande congestionamento. Peça que se soltou fica na junta de dilatação da estrutura.

foto:G!

O projeto original chamado Plano Piloto em conjunto com o crescimento demográfico dos condomínios aliados ao crescimento da frota de veículos na capital eleva o prejuízo da mobilidade e na qualidade de vida no bairro nobre, Lago Sul.


Parte da Ponte JK, em Brasília, foi interditada na tarde desta terça-feira (3), após o desprendimento de uma peça de borracha da estrutura. A medida bloqueou o trânsito em uma faixa da via, no sentido Lago Sul. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atuaram na ocorrência.


A interdição dificultou o trânsito na região. Por volta das 20h, o engarrafamento ainda era grande e chegava à via L4 Sul. Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a previsão é de que a pista seja liberada amanhã, após a troca da placa defeituosa. Todavia o tráfego no local por volta das 21h era normal., ou seja sem retenções.

De acordo com os bombeiros, a peça que se soltou fica na junta de dilatação da ponte. O trecho serve para reduzir efeitos de vibração na ponte e para absorver o impacto de mudanças causadas pelo clima na estrutura, como alargamento ou encurtamento.

A Novacap também informou que vai abrir licitação neste mês para trocar as placas das juntas de dilatação da Ponte JK. Confira íntegra do posicionamento abaixo:

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Novacap informa que o incidente ocorrido na tarde de hoje (03) na Ponte JK não representa risco para o monumento.

Trata-se de vibração ocasionada pelo tráfego de veículos, fazendo com que alguns parafusos, que prendem as juntas de dilatação ao tabuleiro, sofressem afrouxamento, ocasionando o desprendimento da placa.

O vão, observado no local onde estava a placa, é denominado de junta de dilatação, cuja função é absorver o deslocamento horizontal dos trechos metálicos da ponte, devido à dilatação por temperatura. Isso, no entanto, não coloca em risco a estrutura da ponte, pois essa junta foi prevista no projeto original.

A Companhia informa também que ainda neste mês será realizada uma licitação exclusivamente para substituição das juntas de dilatação danificadas.

Técnicos da Novacap já estiveram no local para dimensionar a placa metálica que deverá ser confeccionada para o reparo emergencial. A previsão é de que a placa seja instalada amanhã, para posterior liberação da pista interditada.


Com informações do G1

Postar um comentário

0 Comentários