DER INICIA REVITALIZAÇÃO DE FAIXAS DE PEDESTRES NO PISTÃO SUL

FOTO:DER/DF

Ação começou nesta quinta-feira (19) e vai renovar a pintura de 58 travessias de pedestres


Brasília, 20 de setembro de 2019 – Em abril deste ano a faixa de pedestre no Distrito Federal completou 22 anos de vida. Desde 1997, vidas têm sido poupadas através do uso deste equipamento, que teve sua origem em Brasília e inspirou outros estados a adotá-la.

Ao longo de uma década, segundo dados do Detran/DF, o número de mortes nas faixas de todo o Distrito Federal caiu: em 2010 foram registradas 147 mortes, enquanto que em 2018 registou-se 103 óbitos. O número ainda é considerado elevado, entretanto campanhas educativas têm sido repetidamente realizadas para que a população entenda a necessidade de se preservar a vida utilizando a faixa de pedestre.

Manutenção das faixas de pedestres

Ciente da necessidade de manutenção constante desses dispositivos, que sofrem desgaste na pintura diariamente, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) executa rotineiramente trabalhos de revitalização nas faixas existentes nas vias do DF. 

De acordo com o cronograma de serviços do órgão, o DER-DF iniciou ontem (19) a renovação da pintura das faixas do Pistão Sul, um trecho importante - de fluxo intenso de veículos e pedestres- da DF-001 (EPCT - Estrada Parque Contorno). Neste trecho da rodovia, com extensão de 5,3 km existem atualmente 38 faixas de pedestres, de ambos os lados. Esta via contará também com a renovação total da pintura de todas as faixas de rolamento das pistas.

Após o Pistão Sul, será a vez de o Pistão Norte ter a pintura das 26 faixas de pedestres revitalizadas. O trabalho de revitalização dos dois trechos está programado para durar aproximadamente 20 dias e será feito por meio de obra direta do DER/DF.

Ampliação de faixa de rolamento


Após análise da gerência de tráfego do Departamento, o DER/DF constatou a viabilidade de ampliar de duas para três as faixas nos dois sentidos da via, no trecho entre o viaduto de entroncamento do Pistão Sul / EPNB (Café do Sítio) e a estação Furnas do metrô (Hospital Ana Nery).

Essa ampliação de mais uma faixa de rolamento vai proporcionar maior fluidez ao trânsito no local e regularizar a passagem de veículos que, atualmente, é um acostamento e os motoristas já utilizam como faixa, porém de forma irregular, cometendo infração de trânsito. 

A previsão de execução deste serviço é de 30 dias e também será realizada por meio de obra direta do DER/DF.

Assessoria de Comunicação Social do DER/DF

Postar um comentário

0 Comentários