SECRETARIA DE MOBILIDADE AUTORIZA OPERAÇÃO DE APLICATIVOS

foto:divulgação
Aplicativos informam aos passageiros, com base nos GPS dos ônibus, sobre a previsão de passagem de um veículo em uma determinada parada
A Secretaria de Transportes e Mobilidade do Distrito Federal publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (1º/4) a Portaria nº26, de 29 março de 2019. O documento regulamenta a consulta de horários do sistema de transporte público do DF via aplicativos de celular. A medida beneficia as empresas Moovit e CittaMobi, que atualmente oferecem esse serviço nas plataformas Android e iOS.
Segundo o A Semob, a permissão tem caráter precatório. Isso significa que, caso as empresas não cumpram os requisitos técnicos estabelecidos pela pasta, podem ter suas permissões cassadas. O DFTrans será o órgão responsável para fiscalizar o serviço prestado pelas startups.
Para o passageiro, o acesso aos serviços é gratuito. O usuário poderá acessar as lojas virtuais dos sistemas operacionais do celular e baixar qualquer um dos aplicativos a custo zero. O Governo também não custeará o serviço. Ambas empresas lucram com a venda de publicidade no aplicativo.
Ainda de acordo com a secretaria, a Moovit e CittaMobi devem atualizar os dados de horários e trajeto das linhas com o DFTrans. Com base nisso, as informações de quando o ônibus deve passar em um determinado ponto serão divulgadas em tempo real por meio dos apps. As empresas também devem atualizar os usuários com informações que afetem o sistema viário ou de transporte.
A Portaria também prevê ao usuário a possibilidade de consultar as informações nos sites das autorizadas. No entanto, a manutenção de um website é opcional para as empresas.

Postar um comentário

0 Comentários