BRB

ÔNIBUS ITINERANTE DA SEJUS PRESTA INFORMAÇÕES SOBRE SERVIÇOS FUNERÁRIOS

Foto: SEJUS
O secretário de Assuntos Funerários da Sejus, Manoel Antunes, explica que uma das finalidades dessa ação é alertar as pessoas contra abordagens nas saídas dos hospitais e IML / Foto: Divulgação/Sejus

Com o objetivo de levar dignidade ao cidadão por meio de orientações e apoio em momentos de dor – como a morte de um ente querido –, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF) retomou, nesta terça (26), o serviço itinerante nos cemitérios do DF. Uma ação no cemitério de Taguatinga, das 9h às 16h, marcou as atividades do programa, desenvolvido pela Subsecretaria de Assuntos Funerários (Suaf).
As orientações são relacionadas aos trâmites do processo funerário, esclarecendo dúvidas e prestando informações acerca da reutilização dos jazigos, do sepultamento social, da tabela de preços dos serviços cemiteriais e funerários e da taxa de manutenção dos jazigos – que é opcional – das funerárias legalmente credenciadas no DF, dentre outras.
“O serviço itinerante visa aproximar as ações de governo dos cidadãos, ao mesmo tempo em que leva o conhecimento sobre a existência dos serviços da Suaf para a população que visita os cemitérios”, explica o secretário de Justiça, Gustavo Rocha.
“Uma das finalidades é que, ao conhecer os serviços, as pessoas passem a não aceitar abordagens nas saídas dos hospitais e IML, pois essas ações são realizadas por ‘papa-defuntos’ e maus empresários”, destaca o subsecretário de Assuntos Funerários da Sejus, Manoel Antunes, alertando sobre as práticas de extorsão comuns nesses casos.
Fiscalização
Os serviços oferecidos em um ônibus itinerante, que fica estacionado dentro dos cemitérios da Asa Sul, de Taguatinga e do Gama, abordam ainda a fiscalização do atendimento e da prestação de serviços das funerárias e cemitérios.
A ação, sempre às terças e quintas-feiras, segue até 2 de novembro, dia de Finados. As próximas paradas do ônibus itinerante são os cemitérios da Asa Sul (28 de março, 16 e 25 de abril e 7 de maio); do Gama (2 e 18 de abril e 7 de maio) e Taguatinga (4, 23 e 30 de abril e 9 de maio),
Suaf
A Suaf é uma subsecretaria da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF e tem o objetivo de supervisionar, fiscalizar e executar os contratos de concessão de serviços públicos de administração dos cemitérios e das funerárias do Distrito Federal.
Compete também à pasta fazer o levantamento e acompanhar a situação das instalações físicas, limpeza, vigilância e conservação das funerárias e cemitérios do DF. O atendimento ao público é feito na Estação Rodoferroviária (Sain, Ala Central), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e, aos fins de semana e feriados, das 9h às 13h.

Postar um comentário

0 Comentários