ÔNIBUS ELÉTRICOS

Estudo considera a frota de ônibus e carros de passeio que circulam na China
As alternativas ao petróleo como combustível para os automóveis são consideradas ambientalmente sustentáveis. Mas, embora se diga que os carros elétricos podem ser a salvação para o meio ambiente – máxima que é verdadeira -, os ônibus movidos a eletricidade tem um impacto positivo maior.
As informações são de um estudo feito pela Bloomberg, que levou em conta a frota que circula pela China. De acordo com a publicação, 300 mil ônibus utilizam a energia elétrica como combustível no país asiático. Esses veículos economizam cerca de 270 mil barris de petróleo diariamente. Isso representa uma economia de 500 barris de petróleo a cada 1 mil ônibus rodando diariamente.
No entanto, os carros pequenos teriam uma economia mais tímida se comparada aos coletivos. A cada mil carros de passeio elétricos em circulação, apenas 15 barris de petróleo deixam de ser utilizados.
A expectativa é que em todo mundo, mais de 7,5 milhões de barris de petróleo sejam economizados até 2040 com o uso de energia elétrica como combustível. De 2011 até os dias atuais, os ônibus e carros elétricos conseguiram impactar o consumo global de petróleo em apenas 0,3%.
E no Distrito Federal?
No Distrito Federal, a predominância é, sem dúvidas, dos veículos movidos a combustíveis fósseis. Atualmente, há 1.786.656 veículos circulando segundo o Detran-DF. Destes, apenas 664 são movidos a eletricidade.
No transporte público, o cenário não é muito diferente. A frota de ônibus coletivos é de 2.727 ônibus de acordo com o DFTrans. Apenas dois deles são movidos a energia elétrica e são utilizados pela Viação Piracicabana (foto em destaque).
O restante da frota é movida a combustíveis fósseis. Todos esses ônibus utilizam combustível com 10% de matéria limpa. Mas nove ônibus utilizam o chamado biodiesel B-20, cujo percentual de material limpo chega a 20%. Eles foram adquiridos também pela Viação Piracicabana, e são utilizados principalmente nas linhas 102.6 (Estação Asa Sul / Aeroporto) e 0.109 (Rodoviária / Eixo Monumental / Esplanada).
Fonte: DFMobi

Postar um comentário

0 Comentários