GDF QUE DAR DESCONTO NO ÔNIBUS PARA QUEM DEIXAR CARRO EM ESTACIONAMENTO

DFMOBILIDADE

O governador Ibaneis Rocha (MDB) prepara medidas para desafogar o trânsito no Distrito Federal. Uma das opções em análise é a que ele chamou de “tarifa social”, que consiste em dar desconto na passagem de ônibus para quem for de carro a bolsões de estacionamento e, de lá, usar o transporte público. Outra iniciativa é a chamada Zona Azul: cobrar valores em estacionamentos rotativos nas áreas centrais de Brasília.

Segundo Ibaneis, a ideia é construir bolsões de estacionamento em regiões com grande fluxo de passageiros, como nas proximidades de estações do metrô, do BRT e do VLT. Com isso, o motorista poderá deixar o veículo nesses locais e utilizar o transporte público, desinchando a movimentação de carros em regiões de grande circulação.

Em algumas cidades, como Fortaleza e Florianópolis, a tarifa social foi criada para garantir desconto para o uso de transporte público durante os feriados e para pessoas de baixa renda. 

O desconto só é válido para os pagamentos em dinheiro. No caso do Distrito Federal, a regra servirá como incentivo para que as pessoas se acostumem a evitar sair com os carros de passeio, em especial nos horários de grande fluxo.

O governo ainda não arrisca mencionar o valor a ser cobrado por passageiro que colaborar com o desinchaço de automóveis nos centros urbanos. 

A depender do valor do desconto instituído pelo GDF, os cofres públicos deverão arcar com a diferença. Atualmente, no contrato do sistema de transporte de ônibus coletivos, existe o preço real da passagem, a chamada tarifa técnica.
“Estamos estudando uma parceria público-privada para a criação de bolsões de estacionamento perto das áreas do BRT e do metrô, e também na linha do BRT Sul até Santa Maria, para que as pessoas possam acessar e deixar o carro com segurança, fazendo isso dentro do bilhete integrado. E aí, sim, quem quiser vir de carro para o Plano Piloto e às áreas comerciais, vai pagar. Vou fazer a tarifa social: quem quiser deixar o carro lá paga pouco, e quem vier de carro para o Plano paga a passagem cheia”, declarou











Fonte: Metrópoles.
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "GDF QUE DAR DESCONTO NO ÔNIBUS PARA QUEM DEIXAR CARRO EM ESTACIONAMENTO"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial