AEROPORTO DE BRASÍLIA ESTÁ ENTRE OS MAIS PONTUAIS DO MUNDO. CONCORDA?

foto: Metropoles -dfmobilidade

Você pode reclamar da alta do dólar e das novas regras de despacho de bagagem e segurança de voo. Vociferar até contra a reforma urbana que deixou atrapalhados alguns motoristas próximo à via que leva ao Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. Mas, ao chegar ao embarque, respire fundo. Se as estatísticas jogarem a seu favor, há grandes chances de que o estresse da viagem já tenha ficado para trás: pelo menos no quesito pontualidade, você está no melhor terminal aeroviário do Brasil.
É o que apontam os dados de um ranking divulgado recentemente pela consultoria britânica especializada em aviação OAG. O levantamento considera aeroportos de grande porte, com mais de 100 mil voos por ano. Segundo a empresa, o Aeroporto Internacional de Brasília tem 85,9% de pontualidade em suas decolagens – pontuação suficiente para render ao terminal avaliação de cinco estrelas pelos critérios da consultoria.
Além do terminal de Brasília, outros sete receberam nota máxima da OAG. O com melhor classificação é o de Porto Seguro, na Bahia, com 87,8% de pontualidade. O aeroporto, no entanto, entra em categoria inferior ao da capital do país, pois tem cerca de 10 mil operações anuais. Entram na lista também Curitiba (86,1% de pontualidade); Vitória (85,5%); Confins, em Belo Horizonte (85,3%); Foz do Iguaçu (85,2%); Porto Alegre (85,2%) e Florianópolis (85,2%). A avaliação é baseada em voos que decolam com margem de até 15 minutos depois do horário previsto.

O QUE DIZEM OS USUÁRIOS DO AEROPORTO
Bem na fita
É a segunda vez este ano que o aeroporto dos brasilienses ganha reconhecimento pela sua pontualidade. No início de 2017, a mesma empresa colocou o terminal como o quarto mais “britânico” do mundo em 2016. Ele foi o único brasileiro a aparecer na lista de aeroportos de grande porte do relatório. Perdeu para o de Surabaya, na Indonésia, que tem mais de 90% de pontualidade. O terminal de Cumbica, em Guarulhos (SP), levou a prata na lista de empreendimentos escala “major”, com mais de 20 milhões de partidas e chegadas por ano.

“É natural querermos comparar nossos dados com os de outros terminais, mas cada aeroporto é único”, diz Josmario Brito, gerente de operações do aeroporto brasiliense. “Brasília hoje é o maior hub do Brasil (ponto de conexões para outros destinos dentro do país). Já Guarulhos, é hub de voos internacionais. A experiência do passageiro é diferente.”
O terminal de Brasília mantém um controle interno de pontualidade. Atualmente, o número chega perto do calculado pela consultoria gringa: 88%. Segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), entidade que estabelece réguas e parâmetros de excelência, para um terminal ser considerado “nível A” em pontualidade os atrasos não devem passar de 20% dos movimentos.
O aeroporto de Brasília hoje está bem. Mas isso depende muito dos outros terminais. Se os lugares de onde partem os voos não mantiverem a pontualidade, afeta aqui também"
Josmario Brito, gerente de operações do JK


fonte:Metrópoles
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "AEROPORTO DE BRASÍLIA ESTÁ ENTRE OS MAIS PONTUAIS DO MUNDO. CONCORDA?"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial