NÚMERO DE USUÁRIOS DO TRANSPORTE PUBLICO CAI NO DF

Estudo aponta fatores como superlotação, preço alto e insegurança. Diminuição é por causa do aumento de carros nas ruas, aponta levantamento.


O número de passageiros que usa o transporte público no Distrito Federal caiu 15% no último ano, aponta estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O dado representa 150 mil passageiros a menos por dia. O resultado, segundo a associação, é maior do que o registrado de agosto de 2015 a julho 2016, quando a queda foi de 9%.
O levantamento aponta que os principais motivos para que a população deixe de escolher o transporte público são a superlotação, o alto preço das passagens, a falta de ônibus para todos os destinos, a insegurança e o aumento do transporte irregular.
Presidente da associação das empresas de transporte público, Barbosa Neto atribui a diminuição na escolha pelo ônibus ao aumento de carros nas últimas duas décadas. “O número fala por si só. Nos últimos 20 anos, a velocidade média do ônibus caiu 50%. Isso porque o número de carros e a priorização do uso das vias urbanas pelo transporte individual tem crescido”, explica.
Neto também aponta fatores financeiros. Segundo ele, operar transporte coletivo também ficou caro com o passar dos anos. “A elevação de custos: o óleo diesel, os salários também aumentaram. Todos são custos significativos para os operadores, acima do processo inflacionário.”
Atualmente, o preço da passagem de ônibus no DF vai de R$ 2,50 a R$ 5. O último reajuste foi no começo deste ano.
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "NÚMERO DE USUÁRIOS DO TRANSPORTE PUBLICO CAI NO DF"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial