INAUGURADO ANTES DA CAPITAL AEROPORTO DE BRASÍLIA COMPLETA 60 ANOS

Terminal é hoje o terceiro mais movimentado do país e, só no ano passado, recebeu 17,9 milhões de passageiros.


Aberto ao público em 3 de maio de 1957, o Aeroporto de Brasília completa 60 anos nesta quarta-feira (3/5) com muitas histórias para contar. Inaugurado antes da capital federal, o terminal foi palco de momentos memoráveis como a chegada da comitiva da Novacap, responsável pela construção de Brasília, e o desembarque do presidente Juscelino Kubitschek para a inauguração da cidade. Hoje, é o terceiro aeroporto mais movimentado do país.

Só no ano passado, 17,9 milhões de passageiros passaram pelo terminal, um enorme salto em relação aos 2,7 milhões registrados em 1996. O número de aeronaves que trafegam no local também cresceu, de 90.981 há 20 anos para 161.167 em 2016. Por dia, uma média de 49 mil passageiros circulam e cerca de 440 voos chegam e partem.
Os últimos anos também foram de mudança para o Aeroporto de Brasília. Em 2011, foi um dos terminais aeroviários que participou da primeira rodada de leilões para concessão de aeroportos no Brasil. A vencedora do certame foi a empresa Inframerica, que hoje administra o terminal.

Em 2012, tiveram início as obras de ampliação do aeroporto, para a realização da Copa do Mundo de futebol no Brasil. Em 2014, a reforma foi entregue e a área do terminal passou de 60 mil metros quadrados para 100 mil metros quadrados. As pistas de pousos e decolagens também foram ampliadas e o Aeroporto de Brasília é o que tem a maior capacidade de pista do país.
Para o presidente da Inframerica, Daniel Ketchibachian, a comemoração tem grande importância para a cidade. “O aeroporto cresceu junto com Brasília. O terminal aéreo passou por acontecimentos importantes ao longo dos 60 anos. Por muito tempo, foi local de visita e diversão enquanto a cidade estava em obras e havia poucas opções de lazer. A relação do brasiliense com o aeroporto é única e diferente de qualquer cidade”, conta.


Fonte: G1 Distrito Federal.
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "INAUGURADO ANTES DA CAPITAL AEROPORTO DE BRASÍLIA COMPLETA 60 ANOS"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial